Inscrições abertas para curso de português dirigido a estrangeiros e refugiados

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes, em parceria com o Núcleo de Relações Internacionais e a Comissão de Direitos Humanos Ufes, está realizando o Projeto Construção de Cidadania por Meio da Língua: Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira dirigido a estudantes estrangeiros na Ufes e refugiados.
O curso oferece 20 vagas. São 13 aulas expositivas, sendo duas horas de aula por semana, sempre às quartas-feiras, das 15 às 17 horas.
“A ideia do projeto é fazer uma abordagem de conteúdos diversos por meio da língua portuguesa, visando a inserção dos refugiados e estrangeiros na nossa sociedade”, afirma a presidente da cátedra e professora do curso de Direito, Brunela Vincenzi.
As aulas são gratuitas e os interessados podem se inscrever por meio dos endereços eletrônicos catedrasergiovieirademello [at] ufes.br ou csvm [at] ufes.br .
Cátedra Sérgio Vieira de Mello
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes foi criada em uma parceria da Universidade com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiafdos (ACNUR) em agosto de 2015, e tem como objetivo promover e difundir e Direito Internacional Humanitário, o Direito Internacional dos Direitos Humanos e, em especial, o Direito Internacional dos Refugiados que encontrem-se sob a proteção internacional do Governo do Brasil, bem como desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.
No âmbito do Gabinete da Reitoria, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes é vinculada à Comissão Interdisciplinar de Apoio aos Refugiados e Migrantes na Ufes, criada pela Portaria nº 2.521, de 30 de outubro de 2014,
Conheça a programação do curso:
OUTUBRO
04/10 – Aula experimental
11/10 – Gramática usual
18/10 – O estado do Espírito Santo
25/10 – Direitos Humanos
NOVEMBRO
01/11 – Cátedra Sérgio Vieira de Mello
08/11 – Literatura brasileira
22/11 – Indígenas
29/11 – História do Brasil
DEZEMBRO
06/12 – Práticas corporais e saúde
13/12 – Aula de curriculum
20/12 – Comidas típicas e festa de encerramento
Texto: Thereza Marinho