II COMIGRAR - Cidadania em Movimento

No último sábado (20), foi realizada a lI Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo (Comigrar-ES).

Essa conferência tem por objetivo consolidar a participação social das pessoas migrantes, refugiadas e apátridas na formulação de políticas, programas e ações voltadas para a inclusão e o combate às desigualdades.

A relevância e a crucialidade desse movimento se faz justamente pela possibilidade da criação de espaços de diálogo social e construção coletiva, nos quais atores diversos apontam suas demandas e contribuições em relação à política pública e a como ela se materializa em serviços nos territórios e comunidades.

O evento contou com a presença de 6 GT’s (Grupos de Trabalho) que buscaram debates de modo mais incisivo os principais eixos a serem considerados na criação de politicas públicas migratórias, sendo eles: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e no mercado de trabalho; direitos dos imigrantes e refugiados, integração social, interculturalidades, enfrentamento à violação de direitos, entre outros.

As propostas levantadas pelos GT’s foram discutidas 28 delas aprovadas, bem como a eleição de 8 delegados, dentre eles a professora Brunela Vicenzi representando a docência na UFES, Professor Rafael pela UVV, Adriana, cacique Ruben do povo Warao e o Sheike Muhammad, os quais representarão o nível estadual na conferência nacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu em novembro.